Review sobre o JustJava 2008

Semana passa estive no JustJava, o maior evento da comunidade Java do Brasil. Já havia participado no ano retrasado como palestrante, esse ano participei só como congressista.

Logo no começo do evento o pessoal do UOL compartilhou a experiência que eles passaram ao experimentar diferentes metodologias de desenvolvimento, passando do “caos”, para a CMMi-like (burocracia) e chegando no Agile. Foi interessante ver como a adoção de Agile acaba sendo uma tendência natural quando as pessoas buscam sempre melhorar a forma como elas trabalham.

Gostei também da palestra o Michael “Mister M” Nascimento sobre as mudanças na linguagem e na plataforma Java que estão sendo discutidas e planejadas para o Java 7. Pelo que ele mostrou, infelizmente várias coisas legais vão acabar não entrando para o Java 7, por isso eu particularmente continuo apostando nas outras linguagens da JVM.

A palestra sobre Selenium feita pelo pessoal da Caelum também foi muito boa. Eu já conhecia a ferramenta Selenium (que serve para a escrita e automatização de testes funcionais de aplicações web), mas ainda não tive a oportunidade de usar a ferramenta em um projeto profissional, então foi bom ver as “best practices” de quem já tem uma boa experiência com a mesma. Achei muito interessante quando o Guilherme Silveira e o Anderson refatoraram os teste gerados pelo Selenium IDE e criaram uma especie de DSL para testes. Criar esse tipo de testes com certeza não é nada fácil, mas com certeza vale a pena pela segurança que esse tipo de teste dá.

O Rodrigo Yoshima fez uma palestra super bem-humorada sobre desenvolvimento ágil. Ele escreveu um post no blog dele sobre a palestra.

Além das palestras participei também das “muvucas” na quarta e na quinta, que foi basicamente sobre desenvolvimento ágil e integração continua. Falando em integração continua, nesse evento acabei conhecendo o servidor de integração continua Hudson e o seu criador, o Kohsuke Kawaguchi. Estou testando o Hudson, em breve irei escrever sobre essa experiência.

O legal desses eventos além de ver as palestras e falar com os outros profissionais, trocar experiências, fazer contatos. Gostei muito do evento, agora é só esperar pelo evento de Rails da Locaweb🙂

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: