Falando em Java 2009

Domingo eu estive presente na terceira edição do Falando em Java, organizado pela Caelum. Como nas outras edições, o evento foi bem legal, com palestras interessantes e foi uma oportunidade de rever o pessoal do GUJ.
Infelizmente eu não pude participar do evento na parte da manhã e cheguei só na hora do almoço.

A palestra sobre o VRaptor 3 foi ministrada pelo Guilherme Silveira e pelo Filipe Sabella (aka Lipe). Pelo que eu entendi, a versão 3 é uma evolução do framework com várias melhorias que a comunidade foi percebendo com o tempo, visando a flexibilidade e a facilidade de uso. Eles realmente querem deixar as “actions” do VRaptor bem limpas mesmo! Isso é um dos pontos positivos do framework, as “actions” nem parece que são “actions”, são POJOs de verdade. É muito bom ver um projeto nascido e mantido dentro da comunidade brasileira evoluindo. Não, eu não tenho problemas com o VRaptor por ter participado um “concorrente“, para mim, como desenvolvedor, é excelente ter boas alternativas para cada projeto. Parabéns para a equipe, boa sorte no processo de documentação (que é um saco fazer :P)

Depois eu assisti a palestra Arquitetura para aplicações Java de médio porte, apresentada pelo Sérgio Lopes e pelo Guilherme Moreira. A palestra apresentou algumas dicas legais que podemos usar no nosso dia-a-dia, alguns lembretes legais sobre como usar Hibernate de maneira eficiente, cluster, entre outras.

Uma palestra campeã foi a do Anderson Leite e Fabio Kung, Para onde vai a Plataforma Java? Linguages dinâmicas, JavaTV, JavaFX e além! Eles explicaram alguns detalhes da atual JVM, como são as instruções da JVM para invocação dos métodos em diversas situações e como será a próxima versão do Java estará melhor preparada para lidar com linguagens dinâmicas, com mecanismos como o invoke dynamic. Os “arquitetos J2EE” que se preparem… veremos cada vez mais projetos usando Java como plataforma e não como linguagem🙂

Depois o Dr. Jim Webber falou sobre Restful e  Mediatypes. A palestra foi excelente e aumentou muito a minha visão sobre REST. O Jim tem um conhecimento muito bom sobre Restful e Http. Falou sobre muitas coisas interessantes e me deu idéias bem legais para os meus projetos. Com certeza vale a pena dar uma atenção mais forte ao REST como uma alternativa ao SOAP/WS-*. Fazendo uma rápida retrospectiva, todos os Webservices SOAP que eu fiz até hoje poderiam muito bem ser Restful Webservices.

O mais legal com que quem não foi no evento pôde acompanhar pelo Twitter. O pessoal do evento (eu incluso) ficava twittando em real-time o que acontecia no evento. Até hoje o pessoal faz muitos tweets sobre o evento (eu mesmo vou fazer um tweet quando terminar esse post apontando para o blog hehehehe).

Enfim, evento muito legal, como sempre🙂

3 comments so far

  1. Igo Coelho on

    O evento realmente doi show e espero rever toda a galera em breve!

  2. Paulo Silveira on

    Rubem! Obrigado pela presenca e pelo post fazendo o review!

  3. Rafael Carneiro on

    Realmente o evento foi muito bom Rubem, foi um prazer te conhecer!


Deixe uma resposta

